O que é ser assertivo e como desenvolver assertividade

Tempo de leitura: 3 min

Compartilhe agora mesmo:

O que é ser assertivo e como desenvolver assertividade

Entender o que é ser assertivo é importante para todos, pois essa pode ser uma habilidade natural para alguns, mas não para todos. Assertividade é característica e habilidade que pode levar você longe na vida, quando equilibrada para evitar excessos.

No entanto, se não for controlada, a assertividade pode parecer abrasiva, rude, ou mesmo maldosa ou agressiva.

Neste artigo, vamos explorar o que é ser assertivo, como se tornar mais assertivo e como manter essa assertividade sob controle.

O que é ser assertivo?

De acordo com a WikipediaAssertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas. A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). Ser assertivo é dizer “sim” e “não” quando for preciso.”

Ser assertivo pode oferecer muitos benefícios a quase todas as áreas de sua vida, quando mantido em equilíbrio.

Por exemplo, quando você entende o que é ser assertivo no seu trabalho, mostra que possui as qualidades exigidas de um líder e a confiança necessária para buscar o que precisa ou deseja.

Em seu relacionamento, ser assertivo traz muitos benefícios. Em primeiro lugar, pode ajudá-lo a ter confiança para convidar alguém para sair.

Em segundo lugar, a assertividade permite que você identifique e tenha clareza sobre o que quer e precisa no relacionamento, melhorando a comunicação entre você e sua parceira e garantindo um relacionamento saudável.

O que você pode fazer para ser mais assertivo?

A primeira coisa que você precisa fazer ao tentar ser mais assertivo é tomar a decisão de afirmar positivamente seus pontos de vista a si mesmo e se comprometer com isso.

Não é suficiente apenas pensar em tentar ser mais assertivo em situações, como você pensar sobre como realmente deveria se exercitar mais enquanto está comendo sobremesa. Você tem que se comprometer com isso.

O próximo passo é melhorar suas habilidades de comunicação e escuta. Essas duas habilidades são cruciais para a assertividade. Você precisa se comunicar de forma aberta e honesta, com respeito por aqueles com quem está falando.

Além disso, você deve se tornar um ouvinte ativo. Preste muita atenção ao que as pessoas dizem a você, tente entender a perspectiva delas e não interrompa.

A chave para ter o equilíbrio certo em sua assertividade é respeitar os outros e permitir que eles também sejam assertivos.

Por último, na prática real do que é ser assertivo, você deseja manter a calma, evitar a sensação de culpa e usar o que é conhecido como declarações do “eu”. As afirmações “eu” (eu acho, eu sinto, eu sei) são muito mais assertivas e mais construtivas do que as afirmações “você” (você nunca, você sempre), que tendem a ser mais prejudiciais.

Como você pode manter sua assertividade sob controle?

Há uma linha tênue entre assertividade positiva e grosseria abrasiva. Uma boa maneira de se manter sob controle e garantir que você está mantendo o equilíbrio é estar atento, não apenas a si mesmo, mas às pessoas ao seu redor.

Reserve um tempo durante o dia para refletir sobre si mesmo, seu comportamento e suas escolhas. Observe como os outros se comportam ao seu redor, se seus entes queridos parecem incomodados com seu comportamento ou desanimados com sua atitude, você deve examinar sua assertividade e talvez fazer alguns ajustes.

Ser assertivo pode levar você longe na vida, mas há uma linha tênue entre ser positivamente assertivo e ser rude. Se você se controlar ao trabalhar sua assertividade e criar um bom equilíbrio, poderá ir mais longe e ser mais feliz em sua vida.

A assertividade pode levar ao sucesso profissional, relacionamentos mais saudáveis e uma autoimagem mais positiva. Espero ter ajudado você a entender melhor o que é ser assertivo e como desenvolver a habilidade da assertividade.

Compartilhe agora mesmo:

Download GRÁTIS | Um Guia Completo Sobre Como Entender o Tráfego Online

Libere Meu Acesso Agora!
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!